Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Empresários querem transformar hospital da Ilha de Moçambique em hotel

O Hospital da Ilha de Moçambique, na província de Nampula, volta a ser alvo de interesse de investidores nacionais e europeus (holandeses e ingleses), os quais pretendem transformar aquela infra estrutura pública, num hotel de luxo, segundo apurou o “notícias” junto dos serviços distrital das actividades económicas.

Abdul Satar Naimo, chefe daqueles serviços, disse que face ao interesse dos investidores, o governo esta a estudar minuciosamente as propostas avançadas pela contra parte, para saber pronunciar- se quando chegar a hora de tomar uma decisão. O que acontece é que o hospital é uma infra-estrutura pública, teremos de analisar o assunto minuciosamente para não cometer erros. Se a decisão transformar o imóvel em hotel for a decisão mais correcta, somos por um contracto de exploração por regime de concessão – referiu Naimo.

O Ministério da Saúde (MISAU) já declarou oficialmente que não dispõe de fundos para reabilitar o hospital distrital da Ilha de Moçambique, um estabelecimento que chama a si a responsabilidade de providenciar cuidados sanitários a mais de 14.889 pessoas. Trata-se de um mostruoso edifício com várias decadas de existecia onde como saída alternativa e que se mostra ser de custos acessíveis, esta-se já a trabalhar junto do Conselho Municipal local, no sentido de se identificar um outro local, para se erguer um hospital de raiz, na zona do continental do Lumbo. A ideia de construção de um hospital de raiz no continente, surge depois da auscultação feita à comunidade local, há sensivelmente dois meses.

Alfredo Matata, o presidente do Conselho Municipal da Ilha de Moçambique, afirmou que o município e o Governo, através do MISAU, chegaram a esse entendimento como forma de evitar desperdiçar dinheiro com uma infraestrutura em ruínas. Ao invés de desperdiçar dinheiro com reabilitações, o Governo prefere fazer das infra-estruturas, dum local de atracção turística, disse Matata referindo-se ao velho hospital.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!