Pouco depois das 13h00 desta sexta-feira (19), um navio de grande tonelagem foi devorado pelo fogo cuja causa é ainda desconhecida, no Porto de Maputo, facto que deixou a nu o despreparo do Serviço Nacional de Salvação Publica (SENSAP) para lidar com situações idênticas no mar.
Não foi possível apurar se o navio estava ou não carregado devido o local inacessível onde o incidente aconteceu, sobretudo porque ninguém do Porto de Maputo esteve disponível para se pronunciar em torno do caso.
O SENSAP fez-se ao local meia hora depois de o fogo ter deflagrado na referida embarcação e ficou, de longe, a assistir o navio a ser reduzido a cinzas. Uma outra embarcação foi accionada para debelar o incendio, tendo lançado jatos de água mas quase em vão.
Até a altura em que a nossa Reportagem abandonou o Porto de Maputo não havia, felizmente, registo de nenhuma vítima humanas.
Enquanto isso, segundo a STV, uma embarcação de passageiros com 90 pessoa a bordo ardeu, também, no mar na província de Inhambane. Não houve feridos nem óbitos. Testemunhas entrevistados pelo órgão de comunicação a que nos referimos garantiram o incêndio teve origem no motor do barco.