Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Em Maputo, Festival Nacional de Cultura arranca no Kamubukwana

Entre 29 de Julho a três de Agosto de 2012, a cidade de Nampula irá acolher o VII Festival Nacional de Cultura (FNC). No entanto, enquanto não se chegar na referida etapa, os artistas da capital moçambicana participam este sábado na cerimónia do que marcará o lançamento oficial da fase de concorrência entre os distritos da capital, Maputo.

O evento que terá lugar na Escola Secundária Quisse Mavota – no distrito municipal Kamubukwana – será presidido pela Governadora da Cidade de Maputo, Lucília Hama e contará com a participação de cerca de 1.4oo artistas. Os referidos artistas são provenientes de um universo de 108 colectividades de fazedores de arte e cultura que disputam uma vaga entre as 80 reservadas à delegação de Maputo.

A cerimónia de lançamento começará às 15.00horas. De acordo com a organização, no dia, artistas e estudantes idos de diversos estabelecimentos de ensino sediados no Kamubukwana partirão do Mercado Matendene no Bairro da Magoanine “C” até ao local central das actividades, onde realizar-se-á um desfile dos participantes em representação a cada distrito municipal.

A actuação de grupos de dança, música, teatro, passagem de modelo, humor, poesia de entre as várias modalidades e expressões artísticas será a tônica dominante do evento. Espera-se que esta realização cultural crie um ambiente propício para que se estimule o intercâmbio entre os artistas moçambicanos, na capital.

No entanto, sendo Maputo a cidade que possui artistas de quase todo o país, espera-se que a referida miscigenação seja expandida – no final desta fase – para a província de Nampula, onde decorrerá a fase nacional do festival.

A VII edição do Festival Nacional de Cultura irá acontecer sob o lema “Cultura Moçambicana, Orgulho Nacional na Manutenção da Paz”. Como tal, pretende-se que o evento resgate os valores da moçambicanidade, da auto-estima nacional sublimando assim as artes e cultura nacionais como forma de divulgar e promover, por essa via, os criadores nacionais em toda a terra habitada pela humanidade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!