Quatro pensionistas do Sistema de Segurança Social, com dificuldades de locomoção, na província de Gaza, receberam, recentemente, cadeiras de rodas, oferecidas pelo INSS ao nível daquela região do País.
Trata-se dos pensionistas por velhice, Tomás Mula, Ezequiel Manjate e Alberto Jalane, bem como do menor Belindo Manave, pensionista de sobrevivência.
O acto da entrega das cadeiras de rodas foi dirigido pela ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, no quadro da visita de trabalho que realizou recentemente àquela província do sul do País.
O evento, que se enquadra no Programa de Acção Sanitária e Social do INSS, ao nível da província de Gaza, contou igualmente com a presença do director provincial de Trabalho, Emprego e Segurança Social, Sancho Humbane, do delegado provincial do INSS, Sidónio Manuel, dos funcionários da Segurança Social, bem como dos familiares dos pensionistas.
Os pensionistas beneficiários mostraram a sua satisfação pelo gesto e prometeram conservar os meios de locomação, para que perdurem por muito tempo.
O programa de Acção Sanitária e Social é aprovado anualmente pelo Conselho de Administração do INSS, e visa, entre outros, conceder apoio não pecuniário às famílias dos beneficiários do Sistema, bem como a ajuda financeira ou participação em instituições públicas e privadas agindo nos domínios sanitário e social, cuja actividade se revista de interesse para a população alvo do Sistema.
A delegação provincial do INSS de Gaza conta actualmente com 2.098 pensionistas, sendo 883 de velhice, 38 de invalidez e 1.177 de sobrevivência.