O Ministro da Saúde, Alexandre Manguele, juntou-se, Sábado, que as várias centenas de pessoas que participaram na marcha destinada a assinalar as comemorações da Campanha de Alerta contra o Cancro da Mama, que, em 2010, gerou 193 casos na cidade de Maputo.
A marcha, cujo ponto de partida foi a avenida Joaquim Chissano (a partir da praça da OMM) passou por várias artérias da urbe, indo desaguar no Hospital Geral de Mavalane, onde foi também realizada uma feira de saúde, na qual os participantes conheceram o seu estado em relação ao cancro e outras doenças.
A directora de saúde da cidade de Maputo, Páscoa Wate, disse, na ocasião, que só em 2010 foram, a nível da urbe, diagnosticados 193 casos entre homens e mulheres, revelação que deixou muitas pessoas atordoadas ao saber que os homens também sofrem da doença.
Wate lançou um apelo a toda a sociedade para se manter vigilante e em caso de suspeitas as pessoas devem procurar os serviços de saúde para um diagnóstico da doença ainda em fase preliminar.
”Se as pessoas sentirem caroços na mama devem se dirigir as unidades sanitárias, para os técnicos poderem fazer os exames a fim de saberem se é cancro ou qualquer outra doença”, disse a directora, apontando que houve um crescimento na capacidade de diagnóstico da mesma.