A atleta Elisa Cossa, pode não participar nos Jogos Africanos de Setembro próximo, em Maputo, depois de ter sido suspensa de todas as competições internas e internacionais pela Federação Moçambicana de Atletismo (FMA), por “mau comportamento”.
A FMA, através de um comunicado, Quinta-feira, citado pelo “Noticias”, indica que a atleta do Clube Desportivo Matchedje proferiu palavras injuriosas dirigidas a presidente desta agremiação, durante uma entrevista dada ao programa desportivo da TIM, uma televisão privada nacional.
Para além da suspensão, a FMA, reunida com a Comissão técnica e o Conselho de Disciplina, decidiu também instaurar um processo disciplinar.
Segundo a FMA, a tomada desta decisão teve em consideração o comportamento disciplinar que a atleta vem revelando de há algum tempo a esta data, “caracterizado por intriga, agitação, injúrias a dirigentes da FMA”.
Pesou ainda, para esta decisão, o facto de a atleta ter sido punida após os Jogos Olímpicos de Sidney, na Austrália, em 2000, onde falsificou marcas, o que lhe valeu seis meses de suspensão.
Elisa Cossa, que se sagrou em Maio campeã nacional dos 400 e 800 metros, fica igualmente sem todos os subsídios a que vinha tendo direito.
“Esta suspensão implica a não convocação para qualquer competição interna ou externa em representação do seu clube ou do país”, refere a FMA.
A atleta fica assim impossibilitada de ser convocada a selecção nacional e, automaticamente, de participar nos Jogos africanos de Maputo.
Elisa Cossa nasceu a 3 de Junho de 1980, em Maputo, tendo participado, ao longo da sua careira, em várias provas nacionais e internacionais de velocidade e de salto em comprimento.
Em 2000, foi vice – campeã africana de salto em comprimento, nos campeonatos de Argel. Foi ainda medalha bronzeJ na primeira edição dos ogos da Lusofonia disputada em Macau no ano de 2006.