Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Elevação em 2% da taxa eléctrica avaliada em um bilião de dólares

A elevação da taxa de electrificação de Moçambique em cerca de 2% até 2017 deverá consumir o correspondente a cerca de um bilião de dólares norte-americanos, segundo projecções do Ministério da Energia.

As mesmas projecções indicam que até 2017 a taxa de electrificação do país deverá crescer para 20%, contra a actual de 18% e a sua elevação implicará a entrada em funcionamento de seis novos empreendimentos de produção da energia, nomeadamente, as barragens de Moamba, na província do Maputo, e de Cahora Bassa-Norte, Lupata e Mphanda Nkuwa, em Tete, e ainda centrais térmicas de Moatize e Benga, igualmente na província central de Tete.

Daqueles empreendimentos apenas a nova barragem de HCB-Norte é que já tem um financiamento estimado em cerca de 403 milhões de dólares norte-americanos, num investimento suportado pelo Governo dos Estados Unidos da América (EUA).

Sobre as obras de construção da barragem de Mphanda Nkuwa, o Ministério da Energia explica que o seu arranque apenas está dependente da “boa vontade da África do Sul”, uma vez que grande quantidade da sua energia irá ser vendida àquela maior potência económica da África Austral.

Quanto à energia gerada pela HCB, fonte documental do Ministério da Energia indica que cerca de 900 megawatts são consumidos pela Mozal, localizada na província do Maputo e os restantes cerca de 500 megawatts são distribuídos por todo o país para consumo da indústria e de todos os sectores produtivos e sociais do país.

Frisa o documento daquele departamento governamental que o aumento da produção de energia eléctrica em Moçambique vai incrementar o fornecimento deste recurso a alguns países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) como são os casos da Suazilândia, Botsuana, Malaui, Zimbábue, África do Sul e Zâmbia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!