Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Eleições chegam ao fim no Afeganistão

A Comissão Eleitoral anunciou o encerramento oficial dos locais de votação ao fim do horário previsto para as eleições presidenciais e provinciais desta quinta-feira no Afeganistão, apesar das filas ainda vistas em todo o país.

Os colégios eleitorais fecharam, como estava previsto, às 16H00 locais (8H30 de Brasília), exceto nos casos onde havia pessoas à espera da vez para depositar o voto na urna, segundo a comissão. Nenhum incidente relevante foi registrado durante o dia. Os atentados e confrontos tiveram uma amplitude muito menor do que faziam temer as ameaças dos talibãs, de acordo com vários observadores. A principal incógnita e fonte de inquietação das autoridades está relacionada agora ao índice de participação, que pode ser bastante inferior aos 75% da primeira eleição presidencial do país em 2004.

Quase 17 milhões de afegãos estavam registrados para votar em mais de 6.000 seções eleitorais, em um pleito realizado sob forte esquema de proteção, com 300.000 policiais e soldados estrangeiros. Na Islândia, o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Anders Fogh Rasmussen, afirmou que as eleições no Afeganistão foram “encorajadoras” para a evolução do país. “Os primeiros relatórios são encorajadores. Houve mais locais de votação abertos que o esperado”, comemorou o chefe da Aliança Atlântica e ex-premier da Dinamarca.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!