Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Electrificação dos postos administrativos começa a ser realidade

A Comissão Europeia (CE) está a financiar um projecto de electrificação rural através de sistemas solares em quatro postos administrativos das províncias de Cabo Delgado, Nampula e Niassa, Norte de Moçambique, num financiamento global de 2,4 milhões de euros.

Trata-se de uma iniciativa inserida no projecto de Facilidade ACP para a energia e destina-se a electrificar infra-estruturas públicas e sociais dos postos administrativos de Meloco e N’cumpe, distrito de Namuno (Cabo Delgado), Quixaxe, distrito de Mongicual (Nampula) e Muipite, distrito de Nipepe (Niassa), beneficiando um universo de mais de 50 mil pessoas.

O governo comparticipa no projecto com 26 por cento do orçamento. Um comunicado de imprensa do Fundo Nacional de Energia (FUNAE), recebido, segunda-feira, pela AIM, indica que as obras de electrificação dos postos administrativos de Meloco e Quixaxe foram recentemente entregues, numa cerimónia que contou com a presença das autoridades locais bem como com representantes do FUNAE, do empreiteiro EDUINTER e do fiscal FORTUNE.

“Os projectos de electrificação rural trazem mudanças e melhorias significativas na qualidade de vida dos beneficiários devido ao carácter social”, sublinha o comunicado de imprensa, acrescentando que o impacto destes projectos em diversas áreas, incluindo na educação, saúde, comércio, entre outras.

Na educação, por exemplo, a electrificação abre espaço para a introdução do ensino no período pós laboral, contribuindo para a redução dos índices de analfabetismo. Por outro lado, a iluminação pública desses postos administrativos poderá concorrer para a redução dos índices de criminalidade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts