Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
ADVERTISEMENT

EDM promove Jornadas Científicas com A Politécnica e ISUTC

fds-apo-Narciso-Matos-edm

Teve lugar, recentemente, na cidade de Maputo, as Jornadas Científicas alusivas às celebrações dos 45 anos de criação da Electricidade de Moçambique(EDM), organizadas em parceria com a Universidade Politécnica e o Instituto Superior dos Transportes e Comunicações(ISUTC).

O evento decorreu sob o lema “45 Anos Electrificando Moçambique Através da Promoção do Uso Sustentável dos Recursos Energéticos e Desenvolvimento de Uma Sociedade Mais Inclusiva”, e teve por objectivo a reflexão e a partilha de informação e conhecimento técnico-científico sobre os desafios e avanços do sector em que a EDM actua, incluindo áreas de interesse comum com as universidades.

Assim, profissionais e estudantes da área tiveram a oportunidade de fazer apresentações, comunicações e exposições de cariz técnico-científico, com vista à captação, gestão e disseminação de conhecimento e inovação. Intervindo na cerimónia de abertura, o reitor da Universidade Politécnica, Narciso Matos, realçou a importância destas jornadas científicas, na medida em que, no fim, a academia, em particular, e a sociedade, no geral, estarão mais claras sobre as perspectivas e os desafios da EDM.

“Para nós, estas jornadas são uma forma de conhecermos melhor a EDM e, sobretudo, sabermos como nós, as universidades, podemos fazer com que o nosso ensino, pesquisa e extensão respondam aos desafios da empresa, com destaque para a electrificação do País. Esta é a razão por que estabelecemos e encorajamos esta cooperação com a Electricidade de Moçambique”, considerou Narciso Matos.

Por seu turno, o presidente do Conselho de Administração da EDM, Marcelino Gildo, considerou que as jornadas científicas constituem uma demonstração do interesse conjunto em aprimorar o conhecimento científico visando a busca de melhores soluções para os desafios, presentes e futuros, do sector de energia no País. Igualmente, “esta é uma oportunidade ímpar para aprofundar os conhecimentos gerados na dinâmica laboral da empresa, especialmente no concernente a problemas práticos, aplicações de engenharia e inovação necessárias para a melhoria do nosso desempenho”.

Através das jornadas científicas, a EDM e as duas universidades esperam mobilizar e promover a cultura de produção de trabalhos científicos, investigação e pesquisa com a finalidade de reduzir o fosso existente entre o sector empresarial e as instituições de ensino, para a identificação de soluções assertivas aos desafios da actualidade. Para além de apresentações e comunicações, o evento incluiu a realização de debates, feiras de saúde e de livros.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!