A Empresa Pública Electricidade de Moçambique EDM-EP, está a trabalhar no sentido de melhorar a qualidade de energia eléctrica fornecida à Cidade da Beira, capital provincial de Sofala, no Centro do País. Segundo fonte da EDM, perspectiva- se ate Outubro próximo a Cidade da Beira terá energia de qualidade, prazo previsto para a conclusão dos projectos em curso de melhoramento da rede de distribuição de energia eléctrica.
Os trabalhos em curso desde o ano passado incluem a reabilitação da subestação central localizada na Munhava. Os trabalhos vão permitir que nos próximos tempos entre em funcionamentos as duas linhas que alimentam a referida subestação, nomeadamente Beira 1 e Beira 2.
Espera-se com a entrada em funcionamento das duas seja minimizado o problema de interrupções de fornecimento de energia eléctrica que ocorrem frequentemente quando a empresa pretende levar a cabo trabalhos de manutenção da rede.
Actualmente a subestação central da Beira está sendo alimentada por uma única linha, nomeadamente a Beira 1. A Beira 2 está paralisada devido o equipamento ser obsoleto. De acordo com o Director de Transporte da EDM na Região Centro, Agostinho Lemos, os trabalhos incluem a reabilitação e remodelação da subestação e todos os equipamentos de alta e baixa tensões.
Grande parte do equipamento instalado na subestação data desde os anos 1950/ 1960, enquanto o tempo médio normalmente recomendado tem sido de vinte anos. O projecto de reabilitação e remodelação da subestação central da Beira está orçado em 6.8 milhões de dólares.