Segundo o Concelho Municipal, vai ser construído na cidade de Nampula, ainda este ano, um novo Cemitério Municipal, numa medida que visa criar uma infra-estrutura alternativa em consequência da forte pressão que se regista sobre o actual e que poderá precipitar o seu encerramento.
Abdula Tarmamade, vereador para a área de salubridade, higiene e gestão dos serviços funerários, disse à nossa Reportagem ter sido já identificado o local para a empreitada, cuja construção se mostra urgente. Estamos a trabalhar neste sentido e é urgente que tenhamos este cemitério alternativo – afirmou a fonte.
De referir que a cidade de Nampula conta actualmente com um único Cemitério Municipal, localizado na zona de Mutauanha, que, neste momento, está sob enorme pressão, situação que obriga o Concelho Municipal a equacionar saídas para a eventualidade de o mesmo vir a ser encerrado.
Também os cemitérios comunitários não escapam à pressão atrás mencionada. Um estudo encomendado pela edilidade, para avaliação das condições de aproveitamento de alguns dos 185 cemitérios comunitários localizados nos bairros suburbanos de Muhala, Namutequeliua, Napipine, Natikiri, Namicopo e Muatala, levou à conclusão de que, pelo menos, vinte dos mesmos deviam ser imediatamente encerrados por não reunirem condições para acolher mais enterros.
A aparente “disputa” de espaço entre os vivos e mortos, para a construção de casas pelos primeiros, é apontada acomo uma questão que influi para o apelo ao encerramento dos tais cemitérios comunitários.
A cidade de Nampula, antes concebida para 50 mil pessoas, conta actualmente com perto de 500 mil habitantes. E as estatísticas das autoridades camarárias indicam que cerca de 247 enterros são realizados mensalmente, uma média muito alta, segundo observa a edilidade.