Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Economia mundial vai manter-se nos 4,4%

O crescimento económico mundial vai manter-se próximo de 4,4% em 2011 e 2012, e enfrenta riscos elevados, como o endividamento público e o desemprego nos países desenvolvidos, segundo o Fundo Monetário Internacional.

O Panorama Económico Mundial (WEO) esta segundafeira divulgado pelo FMI aponta para um crescimento de 2,4% nas economias desenvolvidas este ano e 2,6% no próximo, muito abaixo do ritmo das economias dos países em desenvolvimento: 6,5% em 2011 e 2012.

As previsões mantêm-se próximas dos últimos números do FMI, divulgados em Janeiro, mas os riscos negativos subiram, nomeadamente o estado das contas públicas e os mercados imobiliários “quase moribundos” nas economias avançadas, especialmente nalgumas economias da zona euro.

“A retoma está a ganhar força, mas o desemprego permanece elevado nas economias avançadas e novos riscos macroeconómicos estão a consolidarse nas economias de mercado em desenvolvimento”, refere o relatório esta segunda-feira divulgado, coincidindo com o início das reuniões de Primavera FMI-Banco Mundial, em Washington, Estados Unidos.

Para 2012, o FMI espera um crescimento de 4,5 porcento. Um dos desenvolvimentos positivos nas economias avançadas é o afastamento do cenário de recessão dupla, graças ao aumento da procura privada, que compensou a redução das políticas orçamentais de apoio à economia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!