Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Economia moçambicana vai continuar a crescer

O Administrador Delgado do Standard Bank, António Coutinho, defendeu, na quinta-feira, em Maputo, que a economia moçambicana vai continuar a registar um crescimento gradual e contínuo este ano, apesar da crise económica mundial.

Coutinho, que falava a jornalistas à margem do Economic Briefing organizado pelo Standard Bank, indicou que tal deve-se ao facto de Moçambique ser uma economia diversificada e essencialmente agrícola. Para Coutinho, no contexto africano e mundial, a economia moçambicana tem tido um desempenho muito melhor que o esperado. Para consubstanciar a sua afirmação, aquele administrador referiu que “o aumento da procura de crédito nas áreas da agricultura e comércio no mercado nacional, muito particularmente nas províncias de Tete, Nampula e Sofala, é reflexo desse crescimento económico”.

A posição defendida por Coutinho foi reiterada pela economista sénior do Standard Bank, Yvonne Mhango, que vaticina um crescimento económico situado entre cinco e seis por cento para Moçambique. De referir que as previsões de Mhango coincidem com as do Fundo Monetário Internacional (FMI), que prevê um crescimento económico de 5,5 por cento, em 2010. “No ano passado, Moçambique registou um desempenho económico melhor que os seus vizinhos e este ano o país vai continuar a crescer economicamente”, disse.

Fazendo uma avaliação dos indicadores económicos, Mango defendeu que a inflação vai aumentar este ano, sobretudo devido à remoção do subsídio ao combustível que poderá ocorrer à qualquer momento. Para aquela economista, no que refere às taxas de câmbios, as perspectivas são boas para Moçambique, apesar da queda das exportações do alumínio. “Uma taxa de câmbio baixa é boa para o País, mas temos que recordar que a exportação de alumínio baixou, em consequência da crise económica mundial”, sublinhou.

O Economic Briefing, organizado pelo Standard Bank, realiza-se duas vezes por ano e tem por objectivo apoiar os empresários no processo de tomada de decisões, através do conhecimento das expectativas da evolução da economia moçambicana, regional e mundial.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!