Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Economia de Nampula cresceu em 11.7 porcento

Estima-se em cerca de 29 biliões e 268 milhões de meticais, o valor global colectado pelo governo de Nampula no primeiro semestre, contra mais de 52 biliões e 917 milhões previstos até finais do ano.

A governadora de Nampula, Cidália Manuel Oliveira, disse que estes indicadores representam um crescimento de 11.7 porcento da economia global daquela província. De acordo com a governante, a província registou um crescimento assinalável na produção de culturas alimentares ao alcançar 6.372.613 toneladas, contra 6.751.296 toneladas previstas, correspondente 17 porcento.

Em relação as culturas de rendimento, os dados do governo de Nampula indicam para uma execução de 119.841 toneladas de um universo de 116.424 previstas na presente campanha agrícola. Estes dados constam do relatório semestral sobre o Plano Economico e Social (PES) e Orçamento do executivo de Nampula apresentando esta segunda-feira (04) aos membros da Assembleia Provincial, órgão fiscalizador das acções das actividades do governo, criado ao abrigo da Lei 5/2007, de 9 de Fevereiro.

A chefe do executivo destacou na ocasião os resultados que estão a ser alcançados na produção pecuária e pesqueira, bem como no incremento infra-estrutural, sobretudo, nos domínios da saúde e educação.

Cidália Oliveira disse ter havido uma evolução significativa no concernente a participação da rapariga nas escolas, na promoção de investimentos económicos para a província de Nampula. A governadora disse que os Fundos de Desenvolvimento Distrital, vulgos “sete milhões” estão a contribuir de forma significativa, na redução dos níveis de desemprego e no aumento das rendas de grande número de famílias daquela província.

Entretanto, o informe do governo mereceu fortes críticas, por parte dos membros da oposição que consideram não responder aos anseios populares, numa altura em que o gráfico sobre o actual índice de pobreza se apresenta assustador, sobretudo no seio da camada juvenil. A X sessão ordinário da Assembleia Provincial de Nampula, a última do quinquénio, deverá, durante cinco dias, debruçar-se ainda sobre o Projecto PROSAVANA, o Plano Provincial de Desenvolvimento Territorial de Nampula e ainda sobre a campanha agrícola 2013/2014.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!