Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ébola causa grande prejuízo à economias da África Ocidental

O ébola está a causar grande dano às economias da África Ocidental, sugando recursos orçamentários e reduzindo o crescimento económico em cerca de 4 por cento, enquanto os executivos estrangeiros deixam os países e cancelam projectos, disse o presidente do Banco de Desenvolvimento Africano, Donald Kaberuka, esta quarta-feira (27).

Com a suspensão dos serviços de companhias de transporte a levar ao isolamento da região, os governos e os economistas alertaram que o pior surto do ébola já registado pode desfazer os ganhos económicos alcançados por Serra Leoa e Libéria em seguida a uma década de guerra civil nos anos 1990.

A Air France, o braço francês da companhia Air France-KLM, comunicou, esta quarta-feira, a suspensão dos voos para Serra Leoa depois da recomendação do governo francês. A França não recomendou a suspensão dos voos para Nigéria e Guiné.

“Os rendimentos estão baixos, os níveis do câmbio estão baixos, os mercados não estão a funcionar, as companhias aéreas não estão a entrar, os projectos estão a ser cancelados, os homens de negócios estão a ir embora – isso é muito, muito prejudicial”, disse Kaberuka em entrevista na noite da terça-feira.

“Os números a que tive acesso variam de 1 por cento a 4 por cento do PIB. Isso é muito para um país com PIB de 6 bilhões de dólares”, disse Kaberuka em resposta a pedido para que quantificasse os prejuízos.

A Libéria já disse que precisaria de reduzir as suas projecções para o crescimento da economia em 2014, mas sem divulgar uma nova projecção. O vice-ministro de recursos minerais da Serra Leoa, Abdul Ignosis Koroma, também disse à Reuters que o governo não conseguiria atingir a meta de exportar 200 milhões de dólares em diamantes este ano devido ao surto do Ebola, ante 186 milhões de dólares exportados no ano passado.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!