{youtube}niObtTQIrT0{/youtube}
Abriu este sábado a edição 2010 da maior feira de turismo de Àfrica, Indaba. A edição deste ano é marcada pelas excitação em torno do Campeonato do Mundo de futebol, que começa em cerca de um mês. “O mundo vai mudar a sua percepção sobre a Àfrica do Sul, está nas nossas mãos realizar o melhor Mundial de futebol de sempre” afirmou o presidente Jacob Zuma na cerimônia de abertura.
O presidente sul africano aproveitou a ocasião para reafirmar que o seu país está pronto para receber fãns de futebol de todo o mundo e celebrar com o continente este que será o primeiro Mundial de futebol a realizar-se em Àfrica.
Zuma acrescentou que a realização deste evento mudou a face da Àfrica do Sul revitalizando a economia, dando um novo ímpeto no desenvolvimento de infra-estruturas e criou milhões de novo postos de trabalho. “Estimamos que ainda mais de 3,6 milhões novos postos de trabalho serão criados durante o torneio. O país revitalizou a sua rede de transporte públicos, estradas foram construídas e reabilitadas, aeroportos foram construídos.”
Falando na ocasião, Jerone Valcke, o Secretário Geral da FIFA assegurou aos presentes e ao mundo que a Àfrica do Sul está efectivamente pronta para o Campeonato do Mundo. Valcke acrescentou que até os estádios estão melhores do que os estádios de mundiais anteriores, melhores mesmo que os da Alemanha em 2006.
{youtube}ShjGQyV-0SE{/youtube}
Esta cerimónia foi abrilhantada com as actuações de TZeeK, estrela da música pop, e ainda pelo côro de rapazes Drankesberg que se inspiraram no estilo de futebol praticado na Àfrica do Sul para levarem ao delírio a plateia.
{youtube}AnfMk11G854{/youtube}
A Indaba deste ano, que decorre até ao próximo dia 11 de Maio, vai receber mais de 12 mil visitantes internacionais, entre expositores, operadores turísticos e jornalistas.