Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Drogas deixam maisde três mil pessoas de três mil pessoas com problemas mentais

Um total de 3.062 pacientes com perturbações mentais e de comportamento, decorrentes do consumo de substâncias psico-activas, foram atendidos no ano passado em várias unidades de atendimento psiquiátrico e saúde mental em Mocambique, reporta o jornal electrónico “MediaFax”, na sua edição desta quinta-feira.

O referido jornal cita um relatório anual do Conselho de Ministros sobre a evolução do consumo e tráfico de drogas registado no país em 2010.

Segundo o relatório, este número representa um aumento no número de atendimentos em mais de 937 pacientes, comparativamente a 2009, ano em que foram notificados 2.125 casos, o que corresponde um incremento de 44 por cento.

Este incremento resulta da expansão dos serviços de psiquiatria e saúde mental nas unidades sanitárias que permitiu alargar a capacidade de atendimento a estes pacientes. O relatório aponta como principal causa da procura dos serviços de saúde mental, o consumo abusivo de bebidas alcoólicas.

Em segundo lugar, encontra-se o consumo de múltiplas substâncias, onde as bebidas alcoólicas e a cannabis sativa, vulgo “suruma”, constituem as substâncias mais associadas e, em terceiro, o consumo apenas da cannabis sativa.

Com 34,3 por cento, a província de Nampula regista o maior número de pacientes com transtornos mentais e de comportamento atendidos devido ao consumo de substâncias psico-activas, seguida da cidade de Maputo com 24,2 por cento.

Do universo de 3.062 pacientes atendidos por consumo de substâncias psicoactivas, 77 por cento são indivíduos do sexo masculino e 23 do sexo feminino.

Refira-se que, no período em análise, foram detidos 242 cidadãos nacionais e condenados por actos relacionados com o consumo e tráfico de drogas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!