O governo da província de Nampula desembolsou 267 milhões de meticais para financiar 12 projectos turísticos no primeiro semestre deste ano. O dinheiro aplicado na construção de agências de viagens, infra-estruturas para hospedagem nos distritos de Nacala-Porto, Nacala-a-Velha e na cidade de Nampula.
O director provincial de Turismo em Nampula, Agostinho Zacarias, disse que, no período em referência, entraram em funcionamento 23 estabelecimentos turísticos no distrito de Nacala-a-Velha, facto que incrementou o número de quartos e postos de trabalho para mais de 300 jovens.
O sector arrecadou para os cofres do Estado 165 milhões de meticais. Neste momento, segundo o interlocutor, a província de Nampula conta com 500 estabelecimentos hoteleiros, dos quais 11 agências de viagens, 292 restaurantes e os restantes 197 estabelecimentos de alojamento.
Refira-se de 21 a 27 de Setembro em curso assinala-se a Semana Internacional do Turismo, a decorrer sob o lema “turismo e água, proteger o nosso futuro comum”.
Ao nível da província de Nampula estão agendadas várias actividades culturais e desportivas, a destacar a exposição de gastronomia a realizar-se na cidade da Ilha de moçambique.