Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Dois ex-dignitários de regime de Khadafi refugiados no Egito extraditados para Líbia

Dois ex-responsáveis líbios, membros do regime de Muamar Khadafi (ex-líder líbio), derrubado em Agosto de 2011, e refugiados desde então no Egito, foram extraditados, esta Terça-feira (26), para a Líbia, soube-se de fonte oficial no Cairo.

Trata-se de Mohamed Ibrahim Kadafi, ex-director do Fundo Líbio para o Financiamento e Produção, e de Ali Maria, ex-embaixador da Líbia no Egito, refugiados no Egito depois do derrube do seu regime, que durava 42 anos, por uma revolução da rua lançada em Fevereiro de 2011.

Os dois homens foram detidos pelas autoridades egípcias com base num mandado de captura internacional emitido pela Líbia que os quer julgar por corrupção.

Segundo uma fonte de segurança líbia, os dois foram repatriados a bordo dum avião especial líbio, em companhia duma delegação judicial líbia a que eles foram entregues pelas autoridades egípcias, e que tomou, para o efeito, medidas de segurança draconianas.

O procurador-geral egípcio, lembre-se, ordenou a extradição para a Líbia dos dois homens na sequência de inquéritos realizados pelo Escritório da Cooperação Internacional do Tribunal egípcio.

A Justiça egípcia deferiu ao pedido da Líbia para sua detenção, em conformidade com um protocolo de entendimento assinado entre os dois países e segundo o qual a Líbia compromete-se, nomeadamente, a garantir aos dois homens um julgamento público transparente, dando-lhes a possibilidade de escolher, eles próprios, os seus advogados.

Em caso de condenação, as autoridades líbias devem igualmente garantir-lhes condições de detenção que respeitem os direitos humanos, de acordo com o protocolo de entendimento concluído pelos dois países.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!