Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Dois agentes de saúde elementares garantem assistência médica em Eráti

Uma parteira tradicional, identificada pelo nome de Laita Eugénio, que se lamenta da falta de capacitação técnica e de meios materiais, e um agente polivalente elementar são os únicos trabalhadores de saúde que asseguram a assistência médica aos 15 mil moradores da localidade de Nekoro, que se situa a mais de 50 quilómetros da vila sede do distrito de Erati.

A malária e as diarreias constituem algumas das principais enfermidades que inquietam a população de Nekorro, uma zona considerada riquíssima em produtos alimentares e de rendimento.

Num comício recentemente realizado naquela localidade vários intervenientes disseram ao governador da província que cidadãos padecendo de várias enfermidades chegam mesmo a perder a vida durante o percurso para os Centros de Saúde de Chipene (Memba) e Alua (Eráti), que distam 25 e 35 quilómetros, respectivamente.

Para além da falta de unidades sanitárias, a população daquela localidade debate-se, ainda, com o problema de escassez de água potável e do estado deplorável das vias de acesso, com destaque para a via que liga à sede do posto administrativo de Alua.

Na época chuvosa, as vias de acesso têm sido praticamente interrompidas e os que arriscam as suas viaturas a circularem nelas cobram aos passageiros valores que variam entre 150 e 200 meticais, de Nekoro a Alua e vice-versa, num percurso não superior a 40 quilómetros.

Nesta sua governação aberta e inclusiva, Tocoli foi, igualmente, confrontado com vários pedidos relacionados com a expansão das redes educacional e comercial e do incremento da produção agrícola, através da disponibilidade de instrumentos de produção.

Em Nekoro, por exemplo, os produtores pediram a alocação de um tractor e de mais recursos financeiros para o aumento das suas áreas de cultivo, para além da construção de estabelecimentos comerciais.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!