Um incêndio ocorrido na madrugada desta sexta-feira(13) numa residência no bairro da Matola “A”, na província de Maputo, deixou carbonizados dois adolescentes e um gravemente ferido. Testemunhas afirmaram que as vítimas tinham idade compreendida entre 15 a 22 anos.
O incêndio que, segundo testemunhas oculares, deflagrou quando eram cerca das 02h00 da madrugada também reduziu a cinzas a casa de material precário onde residiam. Os vizinhos suspeitam que o incêndio poderá ter sido causado por um curto-circuito resultante de uma instalação deficiente, porque a ligação a rede de energia eléctrica daquela casa era clandestina.
“De madrugada ouvimos um bum, algo que parecia explosão”, disse Sarita, uma das vizinhas. “Ninguém os conhece bem, porque eles (as vítimas) acordam e saem muito cedo de manhã para irem vender e só voltam de noite”.
O ferido foi levado ao Hospital Provincial de Maputo para receber tratamento. Num breve contacto estabelecido com a AIM, o médico generalista Angelino Nhancale, disse que o sobrevivente, identificado pelo nome de Mateus, 22 anos, sofreu queimaduras na cabeça e tronco.
Explicou que o seu estado é estável, mas que foi transferido para o Hospital Central de Maputo, a maior unidade sanitária do país, para receber tratamento. “Sofreu queimaduras do segundo e terceiro grau em quase 70 por cento do corpo”, disse.