A Direcção Nacional de Águas (DNA) inicia, no fim da segunda época chuvosa, a montagem dos equipamentos do Sistema de Transmissão Automática de Dados nas restantes bacias hidrográficas outrora integradas no projecto HYCOS (Hidrological Cycle Observing System).
O HYCOS foi um projecto que integrava países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) visando estabelecer a cooperação regional entre os serviços de águas dos Estados membros e criar um sistema de informação regional sobre os recursos hídricos.
Para o efeito, a DNA prevê a chegada ao país do diverso equipamento que, no momento, se encontra na África do Sul onde, por sinal, se encontra o Centro Regional de Transmissão.
O equipamento será instalado nas bacias hidrográficas que Moçambique partilha com os outros países da SADC, para uma melhor coordenação e intercâmbio de informação sobre o precioso líquido.
Assim, serão instaladas quatro estações de transmissão na bacia do Zambeze, duas no Púngoè, uma na bacia de Maputo e a última em Magude, no Incomati, que permitirão uma maior e melhor recolha de dados sobre as bacias onde estarão montadas.
Aliás, 80 por cento dos abrigos dos equipamentos já foram construídos e até ao início da montagem, no final da época chuvosa, todos estarão completamente edificados, porquanto a ideia é que no começo da primeira época chuvosa 2011 (Outubro até Dezembro) todas as estações