Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Dívida pública moçambicana cai 89% do PIB em sete anos

Fruto de uma série de iniciativas visando o seu alívio, a dívida pública moçambicana reduziu de 140% do Produto Interno Bruto (PIB), em 2002, para 51% do PIB, em 2008.

Presentemente, o Governo está a negociar com credores não membros do Clube de Paris o alívio aos remanescentes cerca de 30% da dívida, numa altura em que a dívida do sector privado que compreende uma grande parte dos empréstimos ligados ao Investimento Directo Estrangeiro (IDE), passou de 4.4 biliões de dólares, em 2004, para três mil milhões de dólares, em 2007.

Fonte do Ministério das Finanças disse ao Correio da manhã que o saldo actual daquela dívida foi atingido devido ao acordo concluído, em 2007, entre Moçambique e Portugal relativo à propriedade da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) que passou do Estado português para o Estado moçambicano.

Quanto à dívida interna que é estimada em cerca de 11% do PIB, a mesma fonte afiançou que ela é constituída por obrigações de recapitalização emitidas pelos bancos comerciais e Banco de Moçambique (BM), “em que pequenos montantes financiam o défice, e de Títulos do Tesouro emitidos pelo banco central para a gestão de liquidez”. Salientou a fonte do jornal que a dívida pública interna deverá permanecer relativamente baixa devido às taxas de juro elevadas praticadas no mercado interno.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!