Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Dívida interna com taxa ponderada de juro de 12%

A dívida interna moçambicana está a custar ao erário público cerca de 12%, em termos de taxa de juro ponderada, contra apenas 1,5% de taxa média do custo da dívida pública externa, segundo estimativas avançadas pela Direcção Nacional do Tesouro do Ministério das Finanças.

Acrescenta aquela instituição estatal que a dívida pública total continua maioritariamente de longo prazo, com maturidade média de cerca de 12 anos, sendo que apenas 5,7% serão refinanciados dentro de um ano.

Relativamente à dívida interna, esta apresenta maturidade média de cerca de dois anos, onde 23,3% do stock serão refinanciados dentro de um ano, enquanto a dívida pública externa apresenta uma maturidade média de 10 anos e apenas 1,8% do stock será refinanciado dentro de um ano.

Adianta a Direcção Nacional do Tesouro que 15% dos cerca de 165.875,17 milhões de meticais que em 2012 constituíam o stock da dívida total pública moçambicana alteram a taxa de juro em cerca de 11 anos e no que diz respeito ao stock da dívida pública interna, cerca de 79% alteram a taxa de juro em um ano e apenas cerca de 7% o stock da dívida pública externa alteram a taxa de juro em cerca de 10 anos.

Frisa-se, entretanto, que o stock total da dívida pública de 2012 correspondeu a 40% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo 142.136,89 milhões de meticais da dívida pública externa e 23.738,28 milhões de meticais da dívida pública interna.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!