A crise de gasolina, que vem fustigando a província de Nampula e outras da região norte e que se arrasta há cerca de dez dias poderá ser sanada, a partir desta sexta-feira, com o reabastecimento dos postos de venda em face da confirmação do descarregamento, quinta-feira, de quantidades consideráveis deste combustível, no porto de Nacala.
Fontes seguras disseram ontem ao nosso jornal que o navio “Port Union” estava ontem a proceder ao descarregamento, no porto de Nacala de grandes quantidades de combustíveis entre as quais a gasolina, esperando que hoje seja retomado o abastecimento das bombas pelas várias cidades e vilas, nas províncias de Nampula, Cabo Delgado, Niassa e parte da Zambézia.
Os prejuízos resultantes da falta de gasolina em várias cidades e vilas da região norte, são incalculáveis, sobretudo nas empresas ou indivíduos cuja sua actividade depende daquele combustível.
Alias, muitas viaturas foram parqueadas ao longo deste período e o fluxo de carros baixou consideravelmente pelo menos nas estradas da cidade de Nampula onde o parque automóvel, nos últimos dois anos cresceu, sendo que a maioria são veículos ligeiros movidos a gasolina.
Não foi possível apurar as quantidades exactas do carregamento do petroleiro que se encontra atracado no porto de Nacala mas fontes portuárias referem que são significativas e capazes de cobrir as necessidades de consumo por mais de Dois meses altura que será feito o próximo reabastecimento a região.