Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Dirigentes africanos aprovam criação de fundo para urgências de saúde pública

Os dirigentes africanos autorizaram a criação de um Fundo Africano para as Emergências de Saúde Pública (FAUSP), destinado a mobilizar recursos adicionais com vista a reagir rápida e eficientemente face às urgências em matéria de saúde pública.

Eles aprovaram a criação deste fundo durante a 19ª cimeira ordinária da União Africana (UA) encerrada recentemente em Addis Abeba, na Etiópia.

A iniciativa foi promovida diante da cimeira pelo Presidente gambiano, Yahya Jammeh, que recordou que as urgências de saúde pública continuam uma preocupação maior para África, pois continuam a travar o desenvolvimento do continente.

Ressaltou, por outro lado, que os países africanos não dispõem de recursos materiais, financeiros e humanos necessárias para replicar com competência e eficiência às urgências de saúde pública pelo que devem, às vezes, virar-se para o exterior para pedir ajuda que “muitas vezes chega quando já é tarde”.

“Nesse aspecto, a criação de um fundo comum justifica-se muito para melhorar consideravelmente a preparação para a réplica às urgências e às suas consequências desagradáveis. Os recursos deste fundo comum vão ajudar a enfrentar as epidemias e pandemias e por conseguinte salvar vidas e reduzir a pobreza”, disse.

A criação do FAESP foi proposta por Luís Sambo, director da OMS-África e foi aprovada pela 60ª sessão do Comité Regional da OMS (Organização Mundial da Saúde) para África, decorrida em 2010 em Malabo, na Guiné Equatorial.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts