Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Dinheiro desaparece dos cofres da Direcção Provincial de Saúde de Gauteng

Cerca de 12 biliões de randes desapareceram dos cofres da Direcção Provincial de Saúde de Gauteng (que comporta as cidades de Joanesburgo e Pretória). Este valor representa metade do orçamento desta instituição.

Esta fraude emergiu depois da publicação por parte do auditor nacional, Terence Nombembe, dos resultados da auditoria das finanças da direcção, relativas ao ano financeiro 2012/13.  A descoberta foi apresentada ao Comité Provincial da Contabilidade Pública nesta segunda-feira (16).

Nombembe descobriu que o antigo contabilista da Direcção Provincial da Saúde de Gauteng, Ndoda Niyela, não conseguiu evitar o uso irregular de mais de 5.7 biliões de randes e gastos desnecessários de cerca de 408 milhões. A direcção usou desnecessariamente cerca de 324 milhões de randes para adquirir bens e serviços.

Outros gastos irregulares incluem cerca de 270 milhões na contratação de serviços de segurança, 825 milhões em concursos públicos não solicitados e 120 milhões em infra-estruturas irregulares. O auditor nacional referiu que a Direcção de Saúde de Gauteng não cumpriu com as suas obrigações contratuais, ao não ter pago aos fornecedores de serviços dentro de um prazo de 30 dias, como determina a lei.

Ainda na auditoria, descobriu-se que a direcção havia recrutado trabalhadores sem o cumprimento do processo legal, para além de não ter conseguido confirmar a recepção de cerca de 2 biliões em pagamentos por parte dos pacientes e das províncias vizinhas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!