Na província nortenha de Nampula, concretamente no distrito de Malema, pode a qualquer momento eclodir a cólera devido a diarreias agudas e aumento daqueles, caso o Governo e a população não envidem esforços no sentido de combater à situação de não tratamento de água e do saneamento do meio ambiente.
Além de Malema, estão na lista dos distritos mais propensos a qualquer momento eclodir a doença das mãos sujas Murrupula, Mogovolas Lalaua, cidade de Nampula, Nacaroa por todos localizados na zona do interior. Esta questão começa a mudar as zonas mais propensas a nível da província de Nampula que eram os distritos da zona do litoral.
Dados da Direcção Provincial de Saúde em Nampula avançam que nenhum dos distritos da costa esta neste momento em alerta, visto que os casos a se registarem são controláveis, o que não põe na rota dos distritos em alarme de eclodir a doença. O director Provincial de Saúde em Nampula, Mahomed Riaz, afirmou que a maior preocupação para este ano naquela província esta localizada na zona do interior e que neste momento está-se a trabalhar no sentido de se colmatar com a situação que se passa naqueles distritos.
Riaz disse ainda que o leva aqueles distritos do interior a estarem em alerta é pelo facto de os casos de diarreias agudas estarem a subir a cada dia que passa e os Centros de Saúde estarem a registar um incremento de cerca de 30 casos por dia.
“Estamos preocupados veja que em nestes distritos tivemos uma subida de cerca de 30 por cento de casos acima do esperado”, informou o director de Saúde em Nampula, tendo acrescentado que, embora sem dados, os casos de mortes por diarreias agudas que se registam na província de Nampula vão decorrendo o que leva a querer que seja de uma maneira assustadora.
Segundo os registos do Centro de Tratamento de Cólera em Nampula que dava conta que a cada dia que passa aquele centro regista entre um a três óbitos, não se sabendo sobre a situação de outros pontos da província onde os cuidados de saúde deixam muito a desejar.
Prevenção
O director provincial de Saúde de Nampula disse que durante o mês de Dezembro do ano passado até esta parte o seu sector trabalhou na sensibilização da população sobre os meios eficazes de higiene colectiva e individual, daí que fez com que até ao momento não eclodido a doença das mãos sujas como acontecia nos anos passados.
Mahomed Riaz disse ainda que de Dezembro último até o passado mês de Janeiro foram distribuídos mais de 10 mil “Certezas” como forma de garantir o tratamento e purificação da água da população com destaque a localizada nas zonas rurais da província de Nampula, além da mistura oral do SRO no Centro de Tratamento de Colera.
