Carlyn Fischer é a primeira atleta a ser medalhada nos X Jogos Africanos que decorrem em Moçambique. A sul africana, de 21 anos de idade, nadou pedalou e correu mais rápido e completou as prova do triatlo em 1h 6 minutos e 25 segundos.
Outro sul africano, Erhard Wolfaardt, ganhou a medalha de ouro nos masculinos realizando a prova em 58 minutos e 30 segundos.
Domingo fresco, 7h30 soam o sinal a polícia fecha o tráfego na avenida da Marginal, Julius Nyerere … partem os 22 atletas do triatlo masculino para a primeira prova do triatlo, natação 800 metros na praia da Miramar.
Seguiu-se o ciclismo – pela rua José Craveirinha acima, praça do destacamento feminino, avenida Keneth Kaunda e regresso ao Centro Conferências Joaquim Chissano – e depois os 5000 metros de atletismo.
Sempre na frente o sul africano Erhard Wolfaard vence a prova seguido, a pouco mais de um minuto, pelo seu compatriota Abrahm Louw e o namibiano Wian Sullwald.
Três atletas moçambicanos – Ivan do Rosário, Edelson Remane e Iassine Selemane – que há seis meses só faziam natação e há apenas dois dias aprenderam a pedalar as bicicletas de competição, fizeram a sua estreia no triatlo e mostraram potêncial.
Competindo com alguns atletas habituados a estas lides Ivan ficou a apenas 19 minutos do vencedor. Edson terminou na 15ª posição e Iassine foi 16ª a frente do queniano Chrispine Omandi.
Em femininos, a disputa das medalhas foi acirrada. Carlyn teve que aplicar todo o seu cabedal para chegar a frente da sua compatriota Andrea Steyn e da mauriciana Fabianne St louis.