Quatro anos depois de deixar o título escapar entre os dedos, o ginasta japonês Kohei Uchimura finalmente conquistou a medalha de ouro com que sonhava para juntar aos seus três troféus mundiais na final do individual geral da ginástica nesta quarta-feira(1).
Ainda neste 8º Dia de competições, o venezuelano Ruben Limardo Gascon venceu o norueguês Bartosz Piasecki por 15 a 10, na categoria espada, da esgrima, e conquistou o primeiro ouro do país nos Jogos Olímpicos de Londres.
Entretanto os chineses Xiaojun Lu e Haojie Lu fizeram dobradinha na categoria até 77 kg masculina do levantamento com peso e ampliaram a vantagem do seu país no medalheiro Olímpico, agora com 30 no total, 17 de Ouro, nove de Prata e quatro de Bronze.
Favorito antes dos Jogos, Uchimura deixou Pequim com a prata por falhar duas vezes no cavalo, e o aparelho mostrou-se a sua desgraça novamente no evento de equipe na segunda-feira, quando o Japão teve de se contentar com a segunda colocação. Mas tudo saiu de acordo com o planejado para o ginasta de 23 anos na quarta-feira, e ele terminou 1,659 ponto à frente de um empolgado Marcel Nguyen, que obteve a primeira medalha de prata da Alemanha no evento desde a Olimpíada de 1904.
O norte-americano Danell Leyva recuperou-se de um início mau com uma rotina na barra horizontal que levantou a plateia e tomou o bronze do ucraniano Mykola Kuksenkov na última rotação.
Esgrimista venezuelano conquista primeiro ouro do país em Londres
O esgrimista dominou o duelo desde o início, abriu seis pontos e defendeu-se bem no terceiro período para vencer por cinco pontos de vantagem. A terceira colocação ficou com o sul-coreano Jinsun Jung, que precisou de um prolongamento para bater o americano Seth Kelsey por 14 a 13.
Com o primeiro ouro na Olimpíada de Londres, a Venezuela assume a 19ª colocação no quadro geral de medalha dos Jogos.
Canoísta italiano conquista ouro inédito no caiaque K1
Competindo no Lee Valey White Water Centre, o campeão mundial em 2010, o canoísta Daniele Molmenti conquistou a medalha de ouro no caiaque K1, o italiano registrou a marca de 93s43 e ficou a frente do checo Vavrinec Hradilek (94s78) e do alemão Hannes Aigner (94s92), que conquistaram prata e bronze, respectivamente.
Aos 28 anos, Molmenti conquistou a sua primeira medalha numa edição dos Jogos Olímpicos. O atleta italiano já havia participado da disputa em Pequim, em 2008, mas terminou a competição apenas na décima colocação.
Sul-coreana é ouro no sabre
A sul-coreana Kim Ji-yeon sagrou-se campeã olímpica da competição de sabre da esgrima ao vencer na final a russa Sofya Velikaya, atual campeã do mundo, por 15 toques a 9. Na disputa pelo bronze, Zagunis perdeu para a ucraniana Olga Kharlan por 15 a 10.
China faz dobradinha na categoria até 77 kg do levantamento de peso
Enquanto Xiaojun estabeleceu novo recorde mundial com os 379 kg levantados, 204 kg no arremesso e 175 kg no arranco, onde também estabeleceu a melhor marca do mundo, Haojie somou 360 kg, divididos em 190 kg no arremesso e 170 kg no arranco.
A medalha de bronze ficou com o cubano Ivan Cambar Rodriguez, que chegou aos 349 kg, apenas um a mais que o quarto colocado Chatuphum Chinnawong, da Tailândia.
China fica com ouro e prata no ténis de mesa feminino
As atletas chinesas confirmaram o seu favoritismo e conquistaram as medalhas de ouro e prata do ténis de mesa feminino, na final, Xiaoxia Li derrotou a sua compatriota Ning Ding por 4 sets a 1, com parciais de 11/8, 14/12, 8/11, 11/6 e 11/4.
Na disputa pelo terceiro lugar, Tianwei Feng, de Singapura, derrotou sem problemas a revelação japonesa Kasumi Ishikawa e ficou com a medalha de bronze, a primeira de seu país nos Jogos Olímpicos.
No torneio masculino, a China também caminha firme para confirmar seu favoritismo. Nesta quarta-feira, Jike Zhang e Hao Wang garantiram vagas nas semifinais da chave de simples e, venceram os seus compromissos e vão enfrentar-se na final.