O Standard Bank assinalou o Dia Mundial do Ambiente, celebrado a 5 de Junho, com a entrega simbólica de mil árvores ao Conselho Municipal da Matola, no âmbito do compromisso conjunto com a preservação ambiental, através de acções de arborização. Este ano a efeméride tem como lema “Evite a Poluição Plástica,
Preserve o Meio Ambiente” e a cerimónia teve lugar na Avenida 4 de Outubro, defronte da Escola Secundária Unidade T-3, no Posto Administrativo de Infulene, onde foram plantadas as primeiras 100 árvores deste lote. As restantes plantas, entre elas acácias amarelas e vermelhas, casuarinas e eucaliptos, serão gradualmente plantadas em diferentes zonas do município ao longo do ano, reforçando as acções de arborização e de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas promovidas pelo Banco.
Na ocasião, o administrador-delegado do Standard Bank, Bernardo Aparício, destacou o papel transformador da iniciativa, lançada em 2019 e que já resultou no plantio de mais de 33.000 árvores em todo o País.
“O Standard Bank tem um compromisso firme e resoluto com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. O plantio de árvores é uma das várias formas pelas quais materializamos esse compromisso, por ser um projecto inspirador que enfatiza a importância de despertar nas comunidades a consciência ambiental”, disse.
Dado o efeito multiplicador do projecto, acrescentou Bernardo Aparício, “o Banco vai continuar a expandir as acções de plantio de árvores e, desta forma, contribuir para combater uma das maiores ameaças aos nossos ecossistemas: o plástico, que contamina solos, rios e oceanos. Ao plantarmos árvores, ajudamos na redução da poluição e na absorção do dióxido de carbono e outros poluentes”.
O administrador-delegado apelou, ainda, ao envolvimento de toda a sociedade, incluindo alunos e professores, na protecção do meio ambiente, pois “acreditamos que o desenvolvimento económico só é verdadeiramente sólido quando caminha lado a lado com a protecção da natureza. Vamos juntos plantar mais árvores, evitar a poluição plástica e preservar o meio ambiente”.
Por seu turno, o presidente do Conselho Municipal da Matola, Júlio Parruque, enalteceu a parceria com o Standard Bank, sublinhando o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do município e destacando a actuação responsável e comunitária do Banco.
“O Standard Bank é uma marca consolidada que vai além do lucro, demonstrando um compromisso sincero com as comunidades e com a causa ambiental, que é um dos elementos que nos une. As árvores são uma necessidade urgente para nós, e estamos muito agradecidos por esta contribuição concreta para a melhoria da qualidade de vida dos nossos munícipes”, afirmou.
Intervindo em representação da comunidade escolar, Kaynara Vanessa realçou a importância da iniciativa e sublinhou a pertinência de uma acção colectiva na preservação ambiental. “É preciso sensibilizar os munícipes sobre a necessidade de uma boa gestão dos resíduos sólidos, pois estes podem ser recursos ou matéria-prima em caso de boa gestão. Entretanto, podem, também, constituir um grande perigo, provocando doenças ou destruindo o solo e o meio ambiente. É preciso mudar. Tolerância zero ao plástico”, referiu.