Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Dia Mundial da Poupança envolve mais de 400 alunos do Comercial e da Secundária

Dia Mundial da Poupança envolve mais de 400 alunos do Comercial e da Secundária

Foto de Fim de SemanaO Standard Bank realizou, recentemente, acções de sensibilização na vertente da educação financeira para mais de 400 alunos do Instituto Comercial de Maputo e da Escola Secundária Josina Machel, por ocasião da celebração do Dia Mundial da Poupança, que se assinala no último dia útil do mês de Outubro.

Através destas iniciativas, realizadas anualmente, o banco pretende transmitir conteúdos de educação financeira nas escolas e consciencializar os alunos sobre a importância e vantagens de fazer poupança.

De acordo com Dércio Mabuie, representante do Standard Bank, o objectivo destas acções é de despertar a consciência dos alunos, na sua maioria adolescentes, para a necessidade de poupar para a realização dos seus sonhos.

“Escolhemos esta camada porque é a que vai conduzir os destinos do País no futuro, daí a necessidade de incutir neles o espírito de poupança. Eles têm de saber, a partir desta idade, que para investir é necessário poupar”, disse o representante do banco.

Por seu turno, Paulo Rassul, professor de contabilidade no Instituto Comercial de Maputo, considerou louvável a iniciativa do Standard Bank pois, na sua opinião, vai permitir que os alunos cresçam com noções de gestão e aplicação dos seus rendimentos. Acrescentou ainda que “eles podem, a partir destes ensinamentos, ajudar os seus pais e encarregados de educação a organizar a sua vida financeira, o que vai, de certa forma, contribuir para a melhoria da qualidade de vida”.

Isabel Mafumo, aluna do primeiro ano do curso de Gestão no Instituto Comercial de Maputo afirmou ter aprendido bastante na palestra, pois, embora já tivesse ouvido falar de poupança, ainda tinha algumas ideias pré-concebidas sobre o assunto”.

“Hoje aprendi que não precisamos de ter muito dinheiro ou atingir a fase adulta para poupar. Independentemente da nossa idade ou dos nossos rendimentos, podemos, sim, fazer poupança. É uma das melhores formas de realizar os nossos sonhos. É o segredo para quem pretende, por exemplo, criar uma empresa ou comprar uma casa”, asseverou Isabel Mafumo.

Refira-se que o Standard Bank se associa às celebrações do Dia Mundial da Poupança desde 2014 como forma de incentivar os seus clientes, em particular, e a sociedade, no geral, a adoptar bons hábitos financeiros, que passam pela reserva de dinheiro para investimentos ou emergências.

Para além do Instituto Comercial de Maputo e da Escola Secundária Josina Machel, o Standard Bank tem realizado palestras e acções diversas sobre poupança em escolas secundárias do Centro e Norte do País.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts