O Centro Educativo Multidisciplinar (CEM), pertencente à Fundação Universitária Para o Desenvolvimento da Educação (FUNDE), acolheu, segunda-feira, 16 de Junho, as cerimónias centrais de celebração do Dia da Criança Africana no distrito de Boane, província de Maputo.
O evento reuniu diversas instituições de educação infantil locais, numa jornada marcada por mensagens de esperança, valorização da infância e apelos ao investimento no futuro das novas gerações. Durante o encontro, que teve como lema “Planificar e Orçamentar para o Bem-Estar da Criança”, a directora executiva da FUNDE, Rosânia da Silva, defendeu que, devido aos desafios enfrentados no continente africano, o investimento na educação é crucial para o desenvolvimento sustentável, pois uma população bem-educada constitui a base para um futuro mais próspero e equitativo.
“Não são os adultos que transformarão a sociedade, mas sim as crianças que estão a começar agora. Nelas podemos incutir valores, princípios éticos e a capacidade de enfrentar os desafios futuros do País”, afirmou, apelando a um maior compromisso com a educação desde os primeiros anos de vida.
Por seu turno, o vereador da Educação, Desporto e Cultura no Conselho Municipal da Matola Rio, Hélder Manjate, destacou a importância do lema deste ano como um convite ao poder público para colocar as crianças no topo das prioridades durante os processos de planeamento e definição de orçamentos.
“Cuidar da criança é preparar um futuro melhor para todos. Brinquem, cantem, dancem, mas nunca deixem de sonhar alto. Nós, como líderes, devemos garantir que tenham escolas seguras, saúde, alimentação e espaços para brincar e crescer com dignidade”, declarou.
Na ocasião, a directora do Serviço Provincial de Assuntos Sociais de Maputo, Maria de Lurdes Brige, reforçou o compromisso do Governo com a educação infantil, realçando os esforços na disponibilização de educadoras para os centros infantis do distrito. “Queremos que vocês estudem. Esta celebração também homenageia as crianças desfavorecidas que não puderam estar aqui presentes. Estendemos esta homenagem a elas”, referiu.