Em 48 horas, ou seja, entre 24 e 25 de Dezembro corrente, 16 indivíduos perderam a vida vítimas de 18 acidentes de viação, contra 30 em igual período de 2014, e que resultaram em 23 óbitos.
Inácio Dina, porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), disse à imprensa que, apesar da redução do numero de mortes relativamente a igual período do ano passado, a Polícia não se pode dar por satisfeito, nem a população, enquanto houver gente a perecer nas estradas, vezes sem conta por inobservância das regras de trânsito por parte dos condutores.
“É verdade que reduzimos bastante a questão do crime violento nestas datas, fazendo uma comparação com os anos anteriores, mas continuamos preocupados”, disse o agente da Lei e Ordem e lembrou que nas festas de transição do ano, é imperioso, segundo Dina, que “continuemos a manter a vigilância” e “haja cuidado no manuseio de objectos pirotécnicos”, vulgos “paixões”.
Os citadinos devem verificar as condições em que deixam as suas residências antes de abandoná-las no sentido de evitar dissabores, sobretudo ter cuidado com as instalações eléctricas e evitar sobrecarregá-las.
Aos transeuntes, o apelo da PRM é de que redobrem a atenção ao se fazerem à via pública, principalmente na altura de travessar a estrada e devem sempre circular pelo sentido oposto às viaturas.