Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Detidos cinco exploradores ilegais de madeira em Eratí

Os Serviços das Actividades Económicas do distrito de Eratí, na província de Nampula, referem que pelo menos cinco pessoas foram detidas no primeiro semestre deste ano devido à exploração ilegal de madeira.

A situação está ligada à escassez de árvores com diâmetros superiores a vinte centímetros e, consequentemente, de madeira em alguns postos administrativos e localidades, segundo Jacinto José Nanvarra, director das Actividades Económicas naquele distrito.

Para além dos indiciados com o caso, Jacinto Nanvarra disse que uma associação que se dedica à exploração de madeira, sediada na cidade Portuária de Nacala, teria sido aplica uma multa de 500 mil meticais devido a infracções nesse ramo.

No distrito de Eratí, nas palavras de Nanvarra, a maioria dos exploradores de madeira está a abandonar as zonas concessionadas para operar noutras onde é ainda possível encontrá-la para posterior comercialização.

“A madeira de grande porte está a escassear nas zonas de corte porque é muito explorada”, disse e referiu ter endereçado um pedido ao Governo provincial para que nos próximos tempos faça um estudo prévio das áreas a serem exploradas e aprovar as licenças segundo dados concretos do potencial existente.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts