Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Detectado primeiro caso da gripe A em Mocambique

O Ministério da Saúde (MISAU) confirmou o registo do primeiro caso da gripe (suína) A, conhecida por HIN1, em Moçambique. Trata-se de uma cidadã de 46 anos de idade, que foi diagnosticada no Hospital Central de Maputo (HCM), e as amostras confirmadas na Africa do Sul, onde esteve de passagem.

Segundo o porta-voz do MISAU, Leonardo Chavana, após o diagnostico no HCM, cerca de 72 horas depois confirmouse que se tratava da gripe A num laboratório sul-africano.

O Ministro da Saúde, Ivo Garrido, disse que as autoridades moçambicanas estão preocupadas, mas não alarmadas porque já foram tomadas medidas de monitoria, em particular nas fronteiras com a Africa do Sul, pais onde já foram notificados vários casos da doença.

Garrido apelou a observância das regras de higiene individual e colectiva para evitar o contágio e alastramento da doença no país. O Ministro garantiu a existência de medicamentos e pessoal médico treinado por especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para fazer face a doença.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!