Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Desvio de fundos em Nampula: sobe número de detidos

Subiu para quatro o número de funcionários da Direcção Provincial das Finanças em Nampula, Norte de Moçambique, detidos em conexão com um caso de desvio de mais de 11 milhões de meticais (cerca de 390 mil dólares norte-americanos) dos cofres do Estado.

Quarta-feira passada, a Polícia da República de Moçambique (PRM) deteve dois dirigentes daquela instituição devido ao seu envolvimento neste caso de desvio de fundos do Estado nos últimos dois anos.

Contudo, outros funcionários ainda se encontravam na mira das autoridades. Segundo reporta o jornal “O País”, na sua edição de Segunda-feira, mais dois funcionários foram detidos ao longo da semana passada, elevando para quatro o número de funcionários das Finanças já encarcerados na sequência deste caso.

Trata-se de Isaura Marcelino e Daunisia Napoleão, que, até a data da sua detenção, estavam afectas ao Departamento do Tesouro.

As duas funcionárias juntam-se a Rachide Mimo, ex-chefe do Departamento da Contabilidade Pública, e Amina Simba, chefe da repartição da Despesa, detidos na quarta-feira última.

Ainda não há muitos detalhes sobre os esquemas usados por estes funcionários para saquear o dinheiro do Estado. Mas acredita-se que o esquema envolvia professores, escolas e despesas fantasmas, além da duplicação de pagamentos, drenando-se os fundos através do Sistema de Administração Financeira do Estado (SISTAFE) e outras formas de pagamento.

Mais indivíduos poderão ser detidos em conexão com este caso. Sabe-se que pelo menos nove funcionários da Direcção Provincial de Plano e Finanças são constituídos arguidos na sequência deste processo.

Por outro lado, a Procuradoria provincial de Nampula deverá iniciar uma investigação na Direcção Provincial da Educação devido a existência de fortes indícios de desvio de fundos naquela instituição, nos últimos cinco anos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!