Liga nacional de basquetebol
À passagem da quarta jornada da Liga Nacional de Basquetebol o Desportivo de Maputo continua invicto e é, agora, líder isolado da competição. As derrotas sofridas pelo Ferroviário da Beira na deslocação à cidade de Maputo, diante do Costa do Sol e do Maxaquene, empurraram os alvi-negros para o topo da tabela classificativa.
Os próximos embates ajudarão a perceber se o poderio manifestado pelos rubro-negros é algo circunstancial ou estrutural.
Recorde-se que o Desportivo bateu, na primeira e segunda jornada, o Ferroviário de Maputo e o Maxaquene, respectivamente por 80-78 e 83-74, para nas últimas jornadas atropelar com facilidade as formações da Politécnica de Quelimane (75-65) e o Sport Clube de Chimoio (99-66).
Ainda na dupla jornada, terceira e quarta ronda, mantevese a tendência para a ausência de oposição das equipas provenientes das províncias de Sofala, Zambézia e Manica, que totalizaram derrotas em todos jogos.
O Ferroviário da Beira, vicecampeão nacional, foi o espelho da fragilidade das equipas do centro e norte do país ao consentir derrotas que elucidam o actual estágio do basquete na segunda maior cidade do país. Perdeu diante do Costa do Sol (85-63) e do seu homónimo de Maputo (71-42).
Sport Clube de Chimoio e Politécnica de Quelimane, equipas incapazes de fazer frente os seus adversários, foram derrotadas pelo Ferroviário de Maputo, tornando-se a primeira equipa a ultrapassar a barreira dos 100 pontos.
No próximo fim-de-semana, altura em que deverão acontecer os jogos da quinta e sexta jornadas, o destaque vai para as deslocações do Ferroviário de Maputo e Desportivo de Maputo à cidade da Beira, onde vão defrontar os seus homónimos da capital provincial de Sofala.