Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Desobediência civil e luto de três dias em Benghazi depois de confrontos sangrentos

O Conselho Local de Benghazi (Câmara Municipal) decretou a desobediência civil e um luto de três dias em homenagem às vítimas dos acontecimentos sangrentos ocorridos, segunda-feira (25), nesta segunda cidade líbia e berço da insurreição que destituiu o regime do ditador Khadafi.

Num comunicado, o Conselho Local responsabiliza o poder central, por não resolver totalmente o problema de Benghazi, e apelou aos membros do Congresso Nacional Geral (CNG, Parlamento) originários da cidade para regressar imediatamente a fim de fazer face à crise e viver a realidade no terreno.

Pelo menos nove pessoas morreram e dezenas de outras ficaram feridas em confrontos armados entre as Forças Especiais do Exército líbio e o grupo «Ansar al-Charia», uma das milícias fortes de Benghazi, recorde-se.

«O sangue líbio é sagrado e somos todos líbios unidos pela região, pela nação e pela vida comum», sublinha o comunicado. O documento nota que “a edificação dum Estado dotado de instituições necessita que apoiemos as instituições militares e de segurança para fazer delas instrumentos para Deus primeiro e para a nação depois, animadas pela única vontade de protecção da nação e dos cidadãos de forma imparcial”.

Segundo o Conselho Local, o diálogo entre as diferentes componentes da sociedade é o único meio de chegar a um consenso para realizar a segurança, a estabilidade e para edificar um Estado promissor.

O Conselho pediu igualmente a abertura dum inquérito sobre os incidentes de segunda-feira cujos resultados deverão ser divulgados o mais cedo possível a fim de sancionar os seus autores e restituir às vítimas os seus direitos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!