Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Desnutrição crónica mata 80 mil crianças em Moçambique

Pelo menos 80 mil crianças, menores de cinco anos de idade, morrem, anualmente, devido à desnutrição crónica em Moçambique, uma situação que está a preocupar a Save the Children, uma organização não-governamental que trabalha em prol do bem-estar das crianças.

O gestor de programas da área de saúde daquela organização, Arsénio Xavier, afirmou que a situação tende a registar uma redução nos últimos anos, mercê do empenho do Ministério da Saúde. Entretanto, a Save the Children continua a levar acabo acções de sensibilização para que a população tenha uma alimentação variada, controlada e adequada.

Arsénio Xavier, que falava esta quarta-feira (23), num seminário sobre a nutrição e sobrevivência infantil, organizado em parceria com a Universidade Lúrio (UniLúrio), disse que as entidades governamentais deviam priorizar actividades conjuntas com as comunidades no sentido de estancar o problema da desnutrição crónica. As mães precisam de uma alimentação nutrida durante os primeiros mil dias após o parto.

Por seu turno, Garcia Sevene, responsável pela área de nutrição na Direcção Provincial de Saúde de Nampula, disse, sem entrar em detalhes, que os distritos de Malema, Ribáuè, Nacala-Porto e Nacala-a-Velha apresentam um número elevado de crianças com problemas de desnutrição aguda, mais de 55 porcento.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts