Pelo menos 60 mineiros foram mortos no desmoronamento de uma mina em uma parte remota no nordeste da República Democrática do Congo, onde a atuação de grupos armados complica os esforços de resgate, disseram autoridades do país nesta quinta-feira.
Os mineiros estavam escavando a área em busca de ouro em poços de até 100 metros de profundidade, na segunda-feira, quando ocorreu o acidente, na localidade de Mambasa, na Província Orientale, segundo o diretor provincial de Minas, Simon Pierre Bolombo.
Bolombo disse que o desmoronamento foi causado por um deslizamento de terra. “Foi bem no fundo da floresta. Houve um deslizamento, pelo menos 60 pessoas morreram”, disse Bolombo à Reuters por telefone, falando da cidade de Bunia, no nordeste do Congo.
O ministro das Minas do Congo, Martin Kabwelulu, afirmou à Reuters que os mineiros estavam trabalhando ilegalmente na área e os poços de escavação ficavam a uma profundidade maior do que o limite estabelecido em lei para mineração em pequena escala.