Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Desemprego preocupa em Nacala Velha

O ritmo de desenvolvimento económico e social de Nacala-a- Velha está longe de satisfazer as autoridades administrativas e as populações locais, numa região onde o desemprego, que afecta quase a totalidade dos 94 mil habitantes, é apontado como um dos maiores entraves aos programas do governo.

O desespero do executivo e das populações é agravado pelo impasse que se regista na materialização dos dois grandes projectos relacionados com a instalação de uma Refinaria de Petróleo e de uma unidade de produção de óleo vegetal, com recurso a Jatropha Curca, avaliados em cinco biliões e vinte milhões de dólares, respectivamente.

A vila sede do distrito completou, há dias, 89 anos, desde a sua elevação à categoria de vila, cujas celebrações serviram para avaliação das acções realizadas nos últimos cinco anos e uma profunda reflexão sobre os passos a dar futuramente.Segundo Daniel Chapo, administrador do distrito, o governo tem evidenciado, desde a assinatura dos Acordo Geral de Paz, em 1992, esforços na construção de infra-estruturas sociais, na perspectiva de melhorar as condições de vida das populações, mas o distrito debate-se, ainda, com vários problemas de natureza social e económica.

De acordo com Chapo, do rol das grandes realizações levadas a cabo ao longo dos últimos cinco anos, destacase a introdução do ensino secundário geral, expansão da rede escolar convencional e sanitária, e abertura de furos de água em todas as localidades.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!