De um problema sobre o qual os moçambicanos se ressentem todos os dias – o desemprego – a gestora moçambicana, Joana Paulo António ganhou fôlego para elaborar um conjunto de orientações para suavizar a falta de emprego. Eis que criou a “Empregabilidade e Educação Profissional em Moçambique”, uma obra a ser publicada, esta Sexta feira.
“Como Ter Trabalho e Remuneração Sempre?” em “Empregabilidade e Educação Profissional em Moçambique” esta questão pode trespassar a dimensão de uma mera pergunta. Para servir de um ponto de partida para encontrar os mecanismos de suavisar o desemprego no país.
É nesta perspectiva que Joana Paulo António – formada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos – publica, esta Sexta-feira, 16 de Dezembro, no Hotel VIP, em Maputo.
Ao publicar “esta obra, a autora pretende despertar a atenção para a criação de cursos técnicos de nível médio que garantam perspectiva de trabalho para jovens e facilitem seu acesso ao mercado bem como despertar atenção para a necessidade de ligação da educação ao mercado de trabalho”, refere uma nota em poder do @Verdade.
A mesma fonte refere que o livro contém um manancial de informações importantes que poderão contribuir para o combate à pobreza, criação da riqueza e bem estar do povo moçambicano. É por essa razão que a autora defende a necessidade de acelerar o desenvolvimento e a gestão de pessoas por competências. Até porque – para si – o século XXI é palco de uma economia e de uma sociedade radicalmente diferentes e com implicações profundas para a educação profissional.
A cerimónia da publicação – que contará com a apresentação do Dr. Carlos Machili – inicia as 17 horas. Na ocasião, outra personalidade, bem entendida na matéria, Casimiro Francisco, irá se debruçar sobre o apoio empresarial para formaçãoo de quadros qualificados no país. Conta-se com participação de membros do Governo, Académicos, Jornalistas, Estudantes e o público em geral.