Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Desempenho e desafios das economias africanas serão debatidos em Maputo

A cidade de Maputo acolhe nos dias 29 e 30 de Maio próximo a conferência “África em Ascensão”, um evento organizado pelo Governo moçambicano e pelo Fundo Monetário Internacional, no qual serão abordados o desempenho e principais desafios e oportunidades das economias do continente africano, assim como partilhadas experiências das políticas financeiras adoptadas pelos respectivos países.

Dentre as figuras que irão participar na conferência, destaque vai para a directora-geral do FMI, Christiane Lagarde, a presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, Graça Machel, assim como os ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais do continente africano.

De acordo com o ministro das Finanças, Manuel Chang, muitos países da África Subsaariana, incluindo Moçambique, alcançaram um forte crescimento ao longo dos últimos 15 a 20 anos, “o que aumentou o padrão de vida e reduziu a pobreza em muitos países, assim como tornou mais fortes e robustas as economias, conforme foi demonstrado durante a crise financeira global, em que a África Subsariana continuou a registar um bom desempenho, apesar da profunda recessão que assolou as economias avançadas”.

“Para os países que têm registado uma boa execução, o principal desafio é manter um crescimento elevado, impulsionar a criação de emprego e acelerar a transformação estrutural. Os benefícios do crescimento sustentado nem sempre têm sido compartilhados entre as populações e, o crescimento do emprego tem sido muitas vezes menos acelerado do que o esperado”, afirmou Chang.

Por seu turno, o director-adjunto do Departamento Africano do FMI, Roger Nord, considera que muitos países, à semelhança de Moçambique, estão a entrar na era da exploração e transformação de recursos naturais, porém, apesar de isso oferecer muitas oportunidades, acarreta muitos riscos, e e esse será tema de debate durante o evento.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!