Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Descobre a informação por detrás do código

De há algumas semanas para cá o leitor terá reparado, nas nossas edições impressas, em pequenas imagens com a forma de um quadrado preenchido com pontos brancos e pretos. Se tem smartphone, entre no sítio em www.i-nigma.mobi baixe o aplicativo adequado ao seu telemóvel, instale-o e abra o programa; em seguida aponte a câmara do seu telemóvel para a imagem… e descubra a informação por detrás do código!

A imagem a que nos referimos cha- ma-se código QR, do inglês Quick Response, e é uma nova tecnologia de armazenamento de informação em 2D, ao alcance de qualquer utilizador através de um simples telemóvel com câmara e software compatíveis.

Criado em 1999 pela empresa japonesa Denso Wave, fabricante de componentes electrónicos para automóveis, o código QR começou por ser aplicado na catalogação das várias fases de construção de um veículo, mas o seu uso expandiu-se e é hoje empregue numa grande variedade de indústrias, como a musical e a alimentar.

É também muito comum em revistas e anúncios: com informações na forma de texto ou ligação para um sítio online, permite conduzir o con- sumidor para conteúdos multimédia, como fotogalerias, música ou vídeo.

Como funciona?

Ao contrário do código de barras, o QR não requer um leitor especial. Basta um telemóvel com câmara e software capazes de descodificar o código QR. Há leitores de código QR gratui- tos para quase todos os smartphones (e ta- blets) prontos a descarregar na sua loja de aplicações.

Precisa de uma ligação de Internet móvel (WiFi ou 3G), sem a qual o link para um sítio online não funciona. Para decifrar um texto simples, não é necessária uma ligação à Internet: fotografe o código QR e o texto codificado aparece no ecrã do telemóvel. Também pode descodificar um código QR através do seu computador com webcam.

Como ler?

Os códigos QR podem servir de atalho para os seus sítios online preferidos e para partilhá-los com os ami- gos.

Passo 1: aceda ao leitor de código QR no telemóvel para ler o código.

Passo 2: pode abrir o link e partilhar por email ou SMS.

Passo 3: o código reenvia directamente para a página pretendida online.

Importa salientar que, em situações que necessitem de se visualizar o conteúdo em algum site, o aparelho celular deverá contar também com a funcionalidade de navegação e crédito para dados.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!