Pelo menos uma pessoa morreu e dezenas ficaram feridas na sequência do descarrilamento de um comboio de carga dos Caminhos de Ferro de Moçambique(CFM), na noite desta quinta-feira(19), no KM 146+600 da Linha do Limpopo. Entretanto, um maquinista relatou a agência Reuters a existência de 17 vítimas mortais.
Segundo um comunicado dos CFM, o “acidente ferroviário, do tipo descarrilamento, envolveu o comboio recoveiro que rebocava 25 vagões, duas carruagens, um Vagão auxiliar e um Furgão. Descarrilaram dois vagões e 9 tombados, todos carregados com carvão vegetal”.
Os Caminhos de Ferro de Moçambique confirmam apenas a existência de um óbito e 12 feridos que “foram imediatamente evacuados para o hospital distrital de Magude para o devido acompanhamento médico”.
Segundo o comunicado que estamos a citar “uma comissão de inquérito, para apurar as causas do acidente, já foi criada e encontra-se a trabalhar no local do acidente. Do mesmo modo, equipas de socorro da Direcção Executiva-Sul já se encontram no terreno com vista ao restabelecimento do tráfego ferroviário”.