Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Descarga eléctrica mata menor de 14 anos em Manica

Uma menor de 14 anos, não identificada, morreu vítima de descarga eléctrica. O facto ocorreu, há dias, na localidade de Bassane, posto administrativo de Chitobe, naquele distrito, a Sul da província de Manica.

O administrador distrital local, Gabriel Texeira Machate, que confirmou o caso, indicou-o como sendo a única consequência resultante da presente época chuvosa, ao nível do distrito.

“Este foi o único caso de morte ocorrido durante a presente época chuvosa, aquí em Machaze”, disse Gabriel Machate, administrador de Machaze.

Por outro lado, a situação, ao longo das bacias hidrográficas de Save e do Bùzi, conforme a fonte, mantém-se estável, não havendo ainda motivos de alarme.

O relativo abrandamento das chuvas deixa algum socego, embora as autoridades governamentais tenham já decretado estado de alerta, accionando os seus mecanismos de pronta intervenção.

Machaze, um dos dez distritos de Manica, já reactivou também o seu Comité Operativo de Emergência (COE) e de Gestão de Riscos de Calamidades. A

liás, todos os distritos de Manica, reactivaram estes organimos, para evitar danos na presente época chuvosa.

Em Sussundenga, as águas do problemático rio Lucite estão a um nível normal, embora com tendências para aumento. Medidas de sensibilização à população estão em curso.

As mesmas circunscrevem-se na observação de métodos de segurança, na travessia do rio, em regiões distantes da ponte. Também têm em vista o abandono das zonas baixas, em caso de incremento do nível das águas.

“Neste momento a população vai às baixas do rio Lucite, apenas para prática de actividades agrícolas, depois volta para a zona residencial, que se encontra num ponto alto, em Dombe”, afirmou a administradora distrital de Sussundenga, Mariazinha Niquece.

Os administradores Mariazinha Niquice e Texeira Machate, asseguraram que “a situação está controlada” nos seus distritos. O Governo do planalto de Manica, assegura que a questão das chuvas está controlada.

Todos os distritos accionaram “as suas máquinas” de intervenção, face a eventuais situações de calamidades.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!