Um edifício de cinco andares desabou, esta Sexta-feira (27), em Mumbai, centro financeiro da Índia, matando pelo menos quatro pessoas e soterrando diversas outras, no mais recente episódio a ressaltar os frágeis padrões da construção civil na terceira maior economia da Ásia.
O edifício desabou em torno das 5h45 (horário local) e mais de 110 pessoas ficaram soterradas, disse Ram Barot, uma autoridade da administração municipal de Mumbai. Uma moradora vizinha ao edifício afirmou ter ouvido o alto estalo quando o prédio caiu.
“Quando a poeira baixou, percebi que o prédio BMC havia desaparecido”, disse a vizinha Catherine James à Reuters. As equipes de resgate usavam seis guindastes para remover os destroços e retiraram dezenas de pessoas das ruínas. Acredita-se que o prédio tinha 35 anos e abrigava cerca de 20 famílias.
“Cinco membros da minha família estavam soterradas. Até agora, dois foram resgatados. Estou a rezar a Deus para que os outros também saiam vivos, disse Preeti Pawar, em pé entre a multidão de familiares e curiosos em frente ao local do desabamento.
A causa do desabamento ainda é desconhecida. O prefeito de Mumbai, Sunil Prabhu, disse que o prédio não estava numa lista oficial de edfícios em más condições.
Em Abril, um prédio desabou matando 72 pessoas em Thane, nos arredores de Mumbai. As autoridades depois disseram que a estrutura do prédio havia sido contruídas com materiais de baixa qualidade e não tinha recebido as devidas licenças.