Decorre em Maputo desde esta segunda-feira, e durante cinco dias, a formação de membros de partidos políticos, activistas e jornalistas em matérias de liderança e gestão de conflitos para os actores eleitorais, ministrada pelo Observatório Internacional e pelo centro Europeu para o Apoio Eleitoral (ECES).
A iniciativa, inserida no âmbito de um projecto financiado pela União Europeia denominado “Prevenção de Violência Eleitoral na Região da SADC”, tem como objectivo o fortalecimento da capacidade de dos actores eleitores em liderança e gestão de conflitos durante o período de crises eleitorais, para além de que servirá para proporcionar-lhes ferramentas necessárias para a controlar os processos e tomar decisões eficientes e transparentes durante os pleitos.
A formação visa também a promoção de habilidades que incluem a liderança e violência relacionadas com os processos eleitorais e a prevenção de conflitos.
Segundo o Observatório Eleitoral, “a agenda da formação cobre a implementação de técnicas reais e métodos de resolução de conflitos em relação aos processos eleitorais. Durante a formação, será explorado o tema de liderança e gestão de conflitos através de estudos de caso, da exibição de um filme. Também serão aprofundadas as habilidades de negociação, observação eleitoral durante a ocorrência de violência, inovações e ferramentas técnicas bem como momentos particularmente frágeis durante o ciclo eleitoral”.